É do conhecimento geral, que o álcool é uma droga lícita, psicoactiva do Sistema Nervoso Central, mas ser lícito e permitido o seu consumo, não significa que seja menos perigoso que outro tipo de drogas lícitas ou ilícitas. Você sabia que o álcool é a droga mais consumida em Portugal? E representa um problema de saúde publica.
Estima-se que existam 800.000 alcoólicos e 1.000.000 bebedores problemáticos. Quantas famílias portuguesas, incluindo as crianças, são afetadas pelo alcoolismo, ao longo de várias gerações? A mortalidade associada ao álcool estima-se como a 4ª causa de morte (cirrose hepática, neoplasias das vias respiratórias, do aparelho digestivo superior, colo-rectais, fígado, hipertensão arterial, pancreatite crónica, AVC hemorrágicos). A violência doméstica está também associada ao abuso do álcool. Podemos também incluir os acidentes viação, as taxas de suicídio, acidentes de trabalho, absentismo laboral e escolar, internamentos em hospitais psiquiátricos. Quais são os custos para o estado associados ao abuso do álcool e do alcoolismo? O abuso do álcool e o alcoolismo, são um fenómeno transversal que afecta o individuo (jovem adulto, adulto e idade sénior), a família e a sociedade. Através desta informação, ficamos com a perceção de que interromper o abuso do alcool e o alcoolismo é uma tarefa complexa; cada caso um caso.
Sabia que existem pessoas que abusam do álcool, e ao mesmo tempo conseguem assumir as obrigações familiares, assim como, os compromissos profissionais, todavia, não podemos considerar estes indivíduos funcionais, porque o abuso do álcool representa sempre uma perda de qualidade nos relacionamentos com pessoas (por exemplo, existência de conflitos associados ao alcoolismo) e de vida (por exemplo, saúde; depressão, irritabilidade, ansiedade). Ao contrário, do que as pessoas pensa, a maioria dos indivíduos com problemas com álcool são indivíduos ativos em termos profissionais ou com carreiras profissionais, em vez de estarem desempregados, marginalizados ou sem abrigo.
Para travarmos o alcoolismo, é necessário elaborar um conjunto de instrumentos/estratégias e competências profissionais, a fim de identificarmos o tipo específico de problema. Existem imensas baterias de testes utilizados em intervenções breves, nós iremos utilizar somente um pequeno questionário simples e acessível – CAGE (Ewing, J. 1984; Ewing, J. & Rouse, B. A. 1970), acrónimo que vamos traduzir para o português. Seja o mais honesto possível.
C – Já alguma vez tentou reduzir (Cut-down) ou interromper totalmente o consumo de álcool?
A – Os seus familiares, amigos ou colegas de trabalho costumam aborrecer ou confronta-lo (Annoyed) quanto à forma como bebe ou como se comporta durante e depois de beber?
G – É costume sentir-se culpado (Guilty) ou com remorsos, como consequência do seu comportamento, devido ao consumo/abuso do álcool?
E – Bebe bebidas alcoólicas após acordar (Eye-opener) e/ou durante a manhã?
Uma resposta SIM a uma das 4 questões é motivo suficientemente forte para considerar o consumo/abuso do álcool um problema sério. Duas ou mais respostas SIM são razões para você procurar apoio junto da família ou profissionais.
Procuramos também determinar o grau do problema e avaliar o estágio da mudança do individuo perante o álcool, fornecemos feedback sobre as consequências e problemas associados, informação sobre a necessidade de mudança e a responsabilidade do individuo nesse processo (agente de mudança), definimos um diagnostico e plano de tratamento.
Após identificar um problema é urgente tomar medidas realistas que visem interromper a progressão do alcoolismo e promovam o tratamento e a reabilitação do individuo, assim como, de toda a família desestruturada pelo alcoolismo.
Está ou conhece alguém que esteja a sofrer com o abuso de bebidas alcoólicas? Contacte-nos! Nós podemos ajudá-lo.
Caso tenha dúvidas ou questões sobre o nosso funcionamento ou tratamento para alcoólicos, temos uma equipa à sua disposição de pessoal especializado.
A Recuperação à Distancia de um Clique! Não hesite, contacte-nos através do nosso formulário, do nosso nº Tel.: 212 693 950, nº Tlm.: 961 703 883 ou do email geral@cretatratamento.com.