
Bulimia Nervosa: é caracterizada por episódios repetitivos de voracidade alimentar, seguidos por comportamentos compensatórios inapropriados, tais como, vomito autoinduzido, abuso de laxantes, diuréticos, jejum. Os indivíduos com Bulimia Nervosa adotam manobras purgativas (por exemplo: vomito, laxativos e diuréticos, jejum, excesso de exercício físico) acompanhados por sentimentos de vergonha, culpa e angústia. Ao contrário do que acontece, com indivíduos com Anorexia Nervosa, a maioria dos indivíduos com Bulimia Nervosa apresenta um peso normal para o seu corpo, todavia, sentem-se desesperados com a possibilidade de ganharem peso e sentem-se infelizes em relação ao seu corpo e peso (imagem corporal). Manual de Diagnostico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM IV- TR).
Alguns indivíduos com Bulimia Nervosa ou Anorexia Nervosa também recorrem ao consumo e abuso de drogas ilícitas e licitas, incluindo o álcool.
Tratamento psicossocial para Bulimia Nervosa na Creta inclui:
- Acesso a equipa multidisciplinar.
- Exame físico e a história clínica.
- Avaliação psiquiátrica: Intervenção psicofarmacológica. Caso seja necessário tratar depressão, ansiedade ou perturbação obsessiva-compulsiva.
- Avaliação motivacional para tratamento.
- Nutricionista. Estabilizar e corrigir questões nutricionais e peso: Plano de alimentação personalizado saudável e diversificado.
- Psicoterapia: individual e de grupo.
- Pós-tratamento / Integração – ambulatório durante um ano.
O tratamento prolongado permite ao utente aprender a lidar com a ansiedade, stress e as alterações do humor sem o recurso à comida e a comportamentos alimentares disfuncionais.
Alguns objetivos do tratamento da Bulimia Nervosa:
- Mudança de atitudes em relação à alimentação, peso e imagem corporal.
- Adquirir um comportamento alimentar saudável, com enfase numa alimentação diversificada, estruturada e em episódios regulares. Por exemplo; fazer três refeições por dia.
- Pratica de exercício físico saudável.
- Identificar os mecanismos (gatilho) que precipitam os episódios de ingestão compulsiva.
- Recuperar a sensação de controlo sobre a alimentação e sobre o corpo sem recorrer a comportamento alimentar disfuncional.
- Interromper comportamento disfuncional de perda de peso, por exemplo, através de dietas restritivas e manobras purgativas (vomito, laxantes).
- Compreender e lidar com alterações de humor sem recorrer à ingestão alimentar compulsiva.
- Programa Familiar, promover a comunicação e expressão de sentimentos entre membros de família.
- Alternativas em lidar com sentimentos e problemas sem o recurso à ingestão compulsiva, à atividade física excessiva e ao vomito.
- Prevenção da recaída.
- Autoestima, gestão do stress e de conflitos.
Caso identifique duvidas ou alguma questão sobre a Bulimia Nervosa não hesite em contactar-nos. A nossa equipa está disponível para ajudar. A Recuperação à Distancia de um Clique! Não hesite, contacte-nos através do nosso formulário, do nosso nº Tel.: 212 693 950, nº Tlm.: 961 703 883 ou do email geral@cretatratamento.com.