A Bulimia é uma das perturbações alimentares mais comuns entre adolescentes e jovens, com maior incidência no público feminino. Segundo um estudo da Revista Académica International Journal of Eating Disorders realizado nos hospitais portugueses entre 2000-2014, citado pelo Diário de Notícias, os números de internamentos por bulimia nervosa duplicou em quinze anos.
Se não for tratada, a bulimia pode trazer graves consequências em termos psicológicos e físicos. A perceção distorcida da imagem corporal transmite grande sofrimento emocional.
O que é a Bulimia nervosa?
A bulimia nervosa é um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão compulsiva de alimentos e consequente rejeição dos mesmos, levando a comportamentos compensatórios disfuncionais que visam impossibilitar o aumento de peso. Estes comportamentos incluem a indução de vómitos, a utilização excessiva de laxantes ou a prática intensiva de exercício físico.
Toda a perceção da imagem corporal da pessoa que sofre de bulimia é afetada. Cada vez que a pessoa se olha ao espelho, sente-se com excesso de peso e com uma imagem que não lhe agrada.
Bulimia – Como reconhecer os sintomas
Caracterizada por uma obsessão desmesurada por eliminar calorias, a bulimia é um transtorno que está muitas vezes ligado ao culto do corpo “perfeito”. Aliado a isto, baixos níveis de autoestima e fatores como ansiedade ou quadros depressivos podem ter como consequência este tipo de distúrbio alimentar.
Não é simples reconhecer uma pessoa com bulimia, uma vez que pode ser um comportamento realizado quando se encontra sozinha. Assim, é importante que as pessoas à sua volta se apercebam de sintomas como irritabilidade, depressão, pensamentos compulsivos sobre o peso e restrições alimentares, isolamento social e perturbações do sono. A perda súbita de peso também é outro fator de alarme. Quanto mais cedo for diagnosticado este distúrbio, mais simples será a intervenção.
Como tratar a bulimia?
Reconhecer que existe um problema vai ser o primeiro passo. O diagnóstico da bulimia nervosa é o ponto de partida para um tratamento que conjugará o apoio psicológico com uma apoio nutricional. Trabalhar a autoestima e evitar as situações que causam estes comportamentos são fundamentais para a cura.
Se necessita de ajuda ou conhece alguém que sofra de Bulimia, entre em contacto. “Tratamos dependências, transformamos vidas” é o nosso lema. Entre em contacto com a Creta – Clínica de Tratamento e volte a sorrir! Tire todas as suas dúvidas através do nº Tel.: 212 693 950, nº Tlm.: 961 703 883 ou do email geral@cretatratamento.com. Temos uma equipa disponível 24h/dia.