Existem inúmeros fatores, dependendo de cada instituição, a ter em conta na seleção de uma clínica de tratamento, em regime residencial de internamento.
O que é que é mais importante na escolha da clínica para o tratamento de indivíduos dependentes?
Na nossa opinião, são os critérios e os princípios que orientam esta instituição, assim como, os seus profissionais. Gostaríamos de acrescentar que possuímos mais duas décadas de experiência na avaliação, no tratamento e recuperação de indivíduos dependentes, assim como, também prestamos apoio e orientação aos familiares e entidades empregadoras, durante o tratamento.
Na Creta, adotamos critérios para avaliar o individuo, definidos pela Sociedade Americana da Medicina da Adicção, EUA (ASAM Patient Placement Criteria) a fim de efetuarmos uma avaliação multidimensional que irá permitir elaborar um Plano Personalizado de Tratamento. Gostaríamos de acrescentar que o utente também participa neste Plano Personalizado de Tratamento. Desta forma, pretendemos identificar problemas específicos e delimitar os cuidados necessários mais adequados a cada utente.
1ª Dimensão – Intoxicação aguda e síndrome de abstinência – exploramos experiências e comportamentos, no presente e do passado, relacionado com dependência de drogas.
2ª Dimensão – Condições biomédicas e complicações – exploramos a existência e/ou gravidade de problemas de saúde, ao longo da história de vida do individuo, que possam comprometer ou não a sua admissão, assim como, o próprio tratamento, por exemplo, incapacidades físicas.
3ª Dimensão – Complicações cognitivas, perturbações mentais, comportamento – avaliamos a capacidade do individuo em cumprir com o funcionamento da instituição, adotar-se ao regulamento interno dos utentes e aderir ao grupo. Avaliamos a existência de outro tipo de psicopatologias (comorbilidade/duplo diagnostico) para além da dependência de drogas, incluindo o álcool.
4ª Dimensão – Motivação, vulgo força de vontade, para a mudança de atitudes e comportamentos – exploramos a motivação do individuo (desejos, vontade, interesse) em fazer mudanças nas suas atitudes e comportamentos, a fim de melhorar o seu estilo de vida.
5ª Dimensão – Disposição para o deslize, continuidade de recaída – avaliamos o risco de retorno para comportamentos problemáticos ou para a continuação do individuo para a recaída/consumo (cada caso um caso) e dos problemas associados
Nota: Algumas situações mais complexas, nesta avaliação multidimensional podem condicionar a necessidade de reformulação do Plano Personalizado de Tratamento.
6ª Dimensão – Recuperação e estilo de vida – exploramos os contextos e ambientes (relacionamentos) familiares e sociais que promovam ou não a recuperação e um estilo de vida diferente. No Plano Personalizado de Tratamento incluímos a prevenção da recaída.
Caso tenha duvidas ou questões sobre o nosso funcionamento ou tratamentos para dependentes, temos uma equipa à sua disposição de pessoal especializado.
A Recuperação à Distancia de um Clique! Não hesite, contacte-nos através do nosso formulário, do nosso nº Tel.: 212 693 950, nº Tlm.: 961 703 883 ou do email geral@cretatratamento.com.