O que é Anorexia Nervosa?
A Anorexia Nervosa é um distúrbio alimentar caracterizado pela recusa em manter um peso corporal normal mínimo através da redução da quantidade de alimentos. Acima de tudo, o medo intenso em ganhar peso e a significativa perturbação da perceção do tamanho e das formas corporais leva os doentes a deixar de ingerir os alimentos necessários para se manterem saudáveis.
Quais os principais sintomas desta doença?
O grande sintoma característico da Anorexia Nervosa é a recusa em manter um peso corporal adequado. Esta recusa pode manifestar-se através da diminuição extrema dos alimentos ingeridos e do prolongamento do jejum ou através de comportamentos como o vómito forçado, o consumo de laxativos e diuréticos e o exercício físico excessivo.
Para além dos sintomas já mencionados, muitas pessoas com esta doença apresentam sintomas depressivos, isolamento social, irritabilidade, insónia e diminuição do interesse sexual. Adicionalmente, estes indivíduos tendem a pesar-se muitas vezes, uma vez que se vêem como pessoas com excesso de peso, mesmo quando as evidências apontam para o contrário.
Quais os tipos de Anorexia Nervosa que existem?
Anorexia Nervosa Restritiva
Este tipo de distúrbio está associado a uma recusa em manter um peso normal através de uma dieta extremamente restritiva e rigorosa e através do jejum prolongado.
Anorexia Nervosa Compulsiva/Purgativa
Também designada por Anorexia Nervosa Bulímica, ou mais commumente por Bulímia, esta variante da Anorexia caracteriza-se pela predominância de crises bulímicas no sentido de evitar o aumento de peso. Estas crises Bulímicas podem manifestar-se através de comportamentos como a ingestão excessiva de alimentos e consequente vómito forçado ou consumo de laxativos e diuréticos.
Como tratar a Anorexia?
O tratamento da Anorexia Nervosa deve ser feito com recurso a uma equipa multidisciplinar que aborde a vertente física e a vertente psíquica da doença.
Numa fase inicial, deve-se fazer uma avaliação física e do histórico clínico, assim como uma avaliação psiquiátrica.
Como resultado da avaliação psiquiátrica, poderá ser necessária a intervenção psicofarmacológica, caso seja detectada depressão, ansiedade ou perturbação obsessiva-compulsiva.
É, também, importante fazer uma avaliação motivacional para o tratamento. Por fim, intervêm-se de forma direta, com recurso a:
- Nutricionista: estabiliza-se e corrigem-se questões nutricionais e de peso através de um plano de alimentação personalizado saudável e diversificado.
- Psicoterapia: trabalham-se as questões psicológicas associadas ao distúrbio através de sessões individuais e de grupo.
- Pós-Tratamento/Integração: o tratamento mantém-se em regime ambulatório durante pelo menos um ano.
O tratamento prolongado permite ao utente aprender a lidar com a ansiedade, stress e as alterações do humor sem o recurso à comida e a comportamentos alimentares disfuncionais.
Alguns objetivos do tratamento:
- Peso – estabilizar peso nos limites desejáveis.
- Exercício físico – prática de exercício físico saudável.
- Comportamentos alimentares
- Flexibilidade na seleção e escolha dos alimentos.
- Alimentação diversificada, estruturada e em episódios regulares.
- Interromper comportamentos alimentares disfuncionais (dietas extremas, vómito, laxantes)
- Comportamentos psico-sociais
- Promover a comunicação e expressão de sentimentos entre membros de família.
- Melhorar a auto-estima
- Apoiar na gestão dos sentimentos dolorosos, do stress e de conflitos sem recurso à alimentação disfuncional
- Melhorar o auto-controlo
Se sofre ou conhece alguém próximo que sofre de Anorexia Nervosa, não hesite em contactar a Creta. Dispomos de uma equipa multidisciplinar que trabalha lado a lado com o doente, família e amigos para uma recuperação de sucesso e duradoura.
Por fim, diga “Adeus” à anorexia. Contacte-nos através do nosso nº Tel.: 212 693 950, nº Tlm.: 961 703 883 ou do email geral@cretatratamento.com.