A dependência de drogas é um problema que afecta milhões de pessoas. Existem drogas para todo o tipo de preferências e gostos, referimo-nos à especificidade da droga, aos efeitos, às experiências, às sensações, etc. Os indivíduos consomem drogas pelo prazer e recompensa que obtêm da experiência/consumo. No consumo das drogas, podemos referir várias formas; o consumo experimental (curiosidade), o consumo recreativo (diversão, prazer imediato) e a dependência (necessidade, frequência, sofrimento, perda do controlo).
Associado aos consumos/abuso de drogas, a problemática prende-se com o grau de dependência; existem pelo menos dois tipos de dependências 1 a Dependência Física (síndrome da abstinência, vulgo ressaca, manifestação de sintomas quando o individuo suspende o consumo das drogas) e a 2 Dependências psicológica (o individuo sente a sensação de necessitar da droga para alcançar o bem-estar, sentir-se “normal.
A Organização Mundial de Saúde (2004) refere que a dependência de drogas é um transtorno do cérebro, ao nível das suas funções, originado pelo consumo de drogas que afetam os processos cerebrais em termos da perceção, das sensações, das emoções e da motivação.
Algumas causas das dependências. Os efeitos das drogas não são iguais para todos os indivíduos, dependem das características individuais da pessoa, das características do ambiente e contexto social.
Dependência de Drogas: Efeitos e Consequências
Álcool. Consideramos o álcool como a droga mais perigosa. Porquê? Porque é legal, está disponível em qualquer lugar com a agravante de o abuso do álcool e do alcoolismo serem considerados um problema de saúde publica na sociedade. É a droga mais consumida em Portugal, depressora do Sistema Nervoso Central com efeitos desinibidores.
Efeitos/Consequências – Euforia, desinibição, lentidão no discurso e compreensão, afeta seriamente a saúde (física e psicológica), as relações pessoais, incluindo a família e as crianças. Dependência física e psicológica, e em caso de sobredosagem existe coma alcoólico.
Heroína. Droga depressora do Sistema Nervoso Central, analgésica e é um opiáceo.
Efeitos/Consequências – Alivia a dor e a ansiedade. Proporciona alguma euforia. Causa de doenças físicas graves. Dependência física e psicológica, em caso de sobredosagem existe o risco de morte. Elevado grau de dependência.
Cocaína e Crack derivado da cocaína. Droga estimulante do Sistema Nervoso Central.
Efeitos/Consequências. Excitação, autoconfiança. Irritabilidade, agressividade, psicose, reação ansiosa, depressão, sensações paranoides, insónia. Elevado grau de dependência psicológica.
Cannabis (Erva e resina). Droga psicadélica,
Efeitos/Consequências. na sua composição possui um componente designado de THC que pode provocar alucinações. Relaxamento, euforia, diminuição das inibições, lentificação do pensamento, debilitação física, síndrome amotivacional, pânico, psicose. Nos últimos anos, o nível de THC aumentou consideravelmente, assim como os pedidos de ajuda de indivíduos junto de instituições. Dependência psicológica, em alguns indivíduos, também pode surgir a dependência física. Criou-se o mito de que a cannabis é uma “droga leve”; Na Creta não existem “drogas leves” ou “drogas pesadas”, existem drogas diferentes de acordo com as suas especificidades.
LSD (trips, ácidos). Droga psicadélica
Efeitos/consequências. Afeta as perceções, especialmente, as visuais. Alucinações, pânico, ansiedade, psicose. Em alguns indivíduos pode causar dependência psicológica.
Benzodiazepinas. Droga depressora do Sistema Nervoso Central. Medicamentos sujeitos a receita médica.
Efeitos/Consequências. Medicamentos com efeitos tranquilizantes e ansiolíticos. Alívio da ansiedade e sono. Lentificação psíquica e motora. Apatia, confusão, vertigens, irritabilidade. Elevado grau de dependência física e psicológica. Não faça auto medicação.
Ecstasy (Pastilhas). Droga com efeitos estimulantes e psicadélicos do Sistema Nervoso Central. O MDMA é o componente ativo.
Efeitos/Consequências. Facilidade de comunicação e incremento de energia, ansiedade, perda de apetite, depressão, perturbações do sono, estados paranoides e psicóticos, hipertensão arterial e intoxicações hepáticas. Dependência psicológica.
Estas são apenas algumas das drogas, as mais “populares” disponíveis no mercado da oferta e da procura, porque nos últimos anos o aparecimento de novas drogas psicoactivas sintéticas do Sistema Nervoso Central, licitas e ilícitas, tem tido uma tendência crescente a nível mundial. Só na Europa, segundo o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, em 2012, surgiram no mercado 49 novas substâncias psicoactivas.
Caso deseje saber mais informação sobre a toxicodependência e o tratamento da dependência de drogas contacte os nossos profissionais.
A Recuperação à Distancia de um Clique! Não hesite, contacte-nos através do nosso formulário, do nosso nº Tel.: 212 693 950, nº Tlm.: 961 703 883 ou do email geral@cretatratamento.com.