CRETA - Clinica Tratamento Toxicodependencia - Tratamento Drogas

Toxicodependência | Dependência de drogas

Muitas pessoas não aceitam nem entendem como alguém se pode tornar dependente de drogas.

Podem por falta de conhecimento pensar que os toxicodependentes sofrem de falta de princípios morais e de força de vontade.

Na realidade a toxicodependência, ou dependência de drogas é uma doença complexa e interromper o ser uso requer mais do que boa vontade e boas intenções.

As drogas afetam o cérebro e a sua bioquímica de formas tão significativas que tornam difícil a interrupção do uso de drogas e a manutenção duma vida sem drogas, mesmo para aqueles que querem muito deixar a toxicodependência.

Felizmente hoje em dia investigadores, pesquisadores e toda uma comunidade médica e científica sabem mais do que nunca sobre a relação entre o uso de drogas e as mudanças que estas infligem ao funcionamento do cérebro, sua bioquímica e respetivas implicações nas mudanças de personalidade, comportamentais, emocionais e sociais do individuo toxicodependente.

 

Toxicodependência, uma doença?

Organização Mundial da Saúde - Clínica CRETA - Tratamento Toxicodependência - DrogasA toxicodependência, dependência de drogas ou adição é desde o século passado, reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma doença crónica, estando incluída na Lista internacional de classificações de doenças e problemas de saúde relacionados.

É uma doença crónica similar a outras doenças crónicas como Diabetes Tipo 2, Cancro e doenças cardiovasculares.

As boas notícias é que a Toxicodependência é uma doença tratável.

 

Dependente de drogas

Assim como ninguém escolhe voluntariamente ter uma doença cardíaca, ninguém escolhe tornar-se toxicodependente/desenvolver a doença da adição.

O individuo toxicodependente não é responsável pela sua doença, mas é responsável pela sua recuperação. Esta responsabilidade sobre a recuperação da adição/dependência de drogas surge apenas quando o dependente se disponibiliza a integrar um programa de tratamento e toma consciência da existência da sua doença, e de como esta se manifesta nas várias áreas bio/psico/emocional e social.

Assim como o dependente de drogas escolheu comportamentos que derivaram em efeitos e consequências indesejáveis, também o toxicodependente terá de adquirir a responsabilidade pessoal de iniciar um programa de tratamento onde a responsabilidade pessoal e mudança de comportamento são os principais componentes desse mesmo projeto terapêutico confiável.

Adição?

Conceito de Adição

O termo adição é preferido por a maioria dos peritos mais sensíveis aos aspetos clínicos da dependência de substâncias em alternativa ao termo dependência. O conceito de Adição abrange a toxicodependência, mas não é um conceito exclusivo da dependência de substâncias. É um conceito que abrange também dependências comportamentais. Um adito é um indivíduo com uma personalidade aditiva, obsessiva e compulsiva onde o objeto de compulsão e obsessão pode variar entre substâncias, atividades e/ou pessoas.

O SICAD, Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências esclarece sobre a história do Conceito de Adição.

Modelos de Adição

Uma maior compreensão sobre a complexa ciência da “Adição” pode melhorar a capacidade de resposta às problemáticas da droga.

Para melhor puder compreender o que é a doença da Adição pode consultar os modelos que o Centro de Monitoramento Europeu para as Drogas e Adição às Drogas disponibiliza. Este modelo não está limitado exclusivamente às drogas ilícitas, mas também às drogas lícitas como são os casos do Álcool, Tabaco e às adições não farmacológicas como o Jogo Patológico e o uso compulsivo de Internet.

Clinica_Tratamento_Toxicodependencia_Alcoolismo_Adicao_-_European_-_Monitoring-Centre-for-Drugs-and-Drug-Addiction

Estes Modelos de Adição permitem a compreensão da base biológica da Adição, juntamente com os aspetos sociais e psicológicos mais amplos do comportamento aditivo, o que nos permite efetivamente levar a respostas bem-sucedidas de prevenção e tratamento da Toxicodependência e Adição.

Problemática da Toxicodependência / Adição

  • O que fazer quando as promessas e as «juras» para interromper o abuso e a dependência das drogas falham repetidamente?
  • O que fazer quando as justificações e os álibis para justificar o injustificável, da parte da família e do individuo dependente, sobre os comportamentos disfuncionais associados à compulsão da dependência das drogas, se esgotam numa lista infindável, sem resultados positivos e concretos?
  • Como lidar com as mentiras, os ressentimentos, a vergonha que fazem parte do dia-a-dia.
  • Quais são os limites necessários para se interromper o abuso e a compulsão associados às drogas?
  • Já tentou várias estratégias para ajudar o toxicodependente mas nenhuma deles obteve sucesso?
  • Necessita de ajuda para saber qual a melhor abordagem para ajudar um dependente de drogas?
  • Sabe em que consiste uma Intervenção?

Preocupado com a Toxicodependência de alguém?

Fale já com um Especialista em Toxicodependência! 24h



Os dados fornecidos neste formulário são estritamente confidenciais. Estes dados não podem ser fornecidos a terceiros
O Tratamento da Toxicodependência Resulta?

Sabia que a Clínica Creta possui praticamente três décadas de experiência no tratamento da toxicodependência e na recuperação de indivíduos toxicodependentes?

Tem representado um desafio visto exigir da nossa parte, uma constante atualização e empenho na compreensão da doença, no tratamento e na luta contra o estigma associado à toxicodependência e dependência de drogas.

Apesar de a toxicodependência continuar a afetar indivíduos, famílias e a sociedade, desde há longos anos, nas últimas duas décadas, tem sido possível, graças aos avanços tecnológicos e da investigação compreender a toxicodependência, permitindo assim melhorar as respostas integradas no tratamento e na recuperação do individuo dependente de drogas. Apesar dos mitos e do estigma social sobre o tratamento da toxicodependência, a dependência de drogas  ou Adição é uma doença que pode ser tratada, tal como qualquer outra doença cronica.

O Tratamento da Toxicodependência | Tratamento de Drogas resulta quando existe uma equipe terapêutica multidisciplinar composta por especialistas que atuam nas variadas áreas afetadas pelo uso de drogas. Áreas essas de conhecimento terapêutico a nível bio/psico/emocional e social. Como já referido, o constante estudo, atualização, especialização e adaptação dos nossos profissionais é um fator determinante e fundamental para o sucesso dum programa de tratamento.

Desde o início da nossa Clínica de Reabilitação de Dependências em 1991, que temos vindo a basear a nossa metodologia de trabalho e programa de tratamento no método de tratamento mais eficaz a nível mundial.

O Método Minesota é irrefutavelmente o programa de tratamento de dependências com o maior e mais destacado índice de sucesso.

Clínica Tratamento Toxicodependência

Clínica CRETA Tratamento Toxicodependência Alcoolismo Adição - 27 Anos

Tratamento da Toxicodependência | Tratamento da Dependência de drogas

Consideramos que o tratamento da toxicodependência intensivo, em regime residencial de internamento, é uma resposta viável e eficaz, e em alguns casos, urgente. Porquê?

  • Porque o tratamento para a toxicodependência oferece um ambiente seguro e livre de drogas.
  • Porque permite interromper a compulsão, através de pessoal especializado e apoio farmacológico a fim de mitigar o sofrimento associado à toxicodependência.
  • Porque permite à família do individuo dependente, em muitos casos sobrecarregada e desesperada, o alívio necessário para reencontrarem a segurança e a harmonia.
  • Porque permite ao individuo encontrar a motivação necessária para enfrentar o estigma, a negação e a vergonha associada à toxicodependência com coragem, esperança e dignidade.
  • Porque consideramos e verificamos nestas últimas três décadas que é possível viver um estilo de vida livre de drogas.

A nossa intervenção no tratamento da toxicodependência tem em consideração a definição de vários objetivos, dependendo da gravidade da dependência, e em função da fase, pela qual o individuo se encontra, referimo-nos relativamente à motivação para a mudança de atitudes e comportamentos.

Como Tratar a Toxicodependência?

Plano de Tratamento de Dependências
  • Individualizado
  • Flexível
  • Alargado (consequências graves nas diversas áreas do individuo)
  • Ampliado no tempo
  • Diversificado

Os objetivos do tratamento, dependendo das circunstâncias e características de cada individuo, incluem a cessação do abuso e dos seus efeitos, das substâncias psicoativas, motivação para a mudança, compreensão do conceito de doença, desenvolvimento de competências individuais e sociais, a prevenção a recaída e a recuperação duradoura.

O tratamento não visa somente a abstinência, contempla o individuo no seu todo – físico, emocional e espiritual. Para nós, tratar significa apoiar. Nesse sentido, damos especial importância à relação terapêutica que desenvolvemos com os nossos pacientes, alargando o leque do apoio às famílias desestruturadas e às empresas (parceiros). Juntos, procuramos as soluções mais apropriadas para cada problema.

Acreditamos que o contexto de tratamento, disponível na Creta, proporciona as condições necessárias e fundamentais à mudança e à confiança para uma recuperação duradoura digna e feliz.

Plano de Tratamento de Toxicodependência Residencial
  • O plano de tratamento para a toxicodependência consiste numa abordagem sistémica e psicossocial abrangente, inovadora e direcionada para as especificidades de cada individuo – cada caso um caso.
  • O tratamento contempla indivíduos de ambos os sexos e com idades a partir dos 18 anos (salvo alguma exceções após avaliação).
  • A duração do tratamento é variável dependendo das necessidades de cada individuo.

No tratamento da toxicodependência recorremos a vários meios de diagnostico, que incluem um leque abrangente de questionários, historial clínico do individuo (histórico do consumo de drogas e ou outros comportamentos aditivos, perturbações da personalidade –co morbilidade), exames físicos, e se necessário exames laboratoriais e também envolvemos a família.

  • Terapia de grupo e individual
  • Apoio à família. Proporcionamos uma plataforma de entendimento a fim de facilitar a comunicação.
  • Equipa pluridisciplinar de profissionais especializados
  • Palestras e Grupos estruturados subordinados aos mais variados temas relacionados com o tratamento e a recuperação.
  • Abstinência que reforça e proporciona a qualidade de vida, através do auto conhecimento e a integração social, tão ambicionada por todos os intervenientes.
Programa de Tratamento da Toxicodependência / Dependência de Drogas
  • O Plano de Tratamento inclui:
    • Desintoxicação / Medicação assistida (desmame das drogas).
    • Abstinência
    • Contexto livre de drogas e estruturado
    • Terapia individual e de grupo
    • Prevenção da recaída
    • Apoio à família desestruturada
    • Apoio às empresas
    • Apoio jurídico
    • Apoio nutricional
    • Atividade física
    • Reuniões dos grupos de ajuda mútua

Caso tenha dúvidas ou questões sobre o tratamento da toxicodependência, ligue-nos ou preencha o nosso formulário de contacto e terá o apoio e a solução que precisa. Todos os seus dados são confidenciais.

CRETA - Clinica Tratamento Toxicodependencia - Dependência de Drogas - Tratamento Drogas

Dependência de Drogas

Alguns tipos de drogas, psicoativas do sistema nervoso central, mais comuns:

  • Opiáceos (heroína)
  • Benzodiazepinas (medicamentos sujeitos a prescrição medica. Por exemplo, tranquilizantes, ansiolíticos)
  • Estimulantes (cocaína, anfetaminas)
  • Outras drogas: canábis, ecstasy (MDMA), cogumelos mágicos, LSD, solventes.

Tal como já referimos, a toxicodependência é uma doença (ASAM – Associação Americana de Medicina da Adição) que necessita de cuidados adequados e especializados com vista à recuperação duradoura.

Ao contrário de alguns mitos, na sociedade, sobre os indivíduos toxicodependentes, de que estes permanecem «agarrados» às drogas eternamente sem cura possível e/ou são indivíduos marginais que deviam ser presos.

Contrariamente aos mitos, sobre o tratamento da toxicodependência, a Creta considera ser necessário proporcionar ao individuo e à família, o contexto terapêutico e a motivação capazes de gerar a mudança de atitudes e comportamentos tão desejada por todos e é isso que nós fazemos, e os nossos residentes reforçam, através dos seus relatos, há mais de duas décadas.

ASAM_American-Society-of-Addiction-Medicine_-_CRETA_Clinica-Tratamento-Dependencias-Toxicodependencia_Tratamento-Drogas

Sintomas de Dependência de Drogas

Os toxicodependentes tentam geralmente esconder os seus sintomas e minimizar o problema.

A dependência de drogas afeta todas as áreas da vida da pessoa assim como todos os status socioeconómicos. Tenha sido qual for a razão pela qual o individuo tenho começado a usar drogas, tenha sido recreacionalmente ou prescritas, a tolerância e a dependência poderão ter sido desenvolvidas e muitas vezes sem que o dependente se tenha apercebido disso.

A dependência de drogas irá provocar inevitavelmente sinais e sintomas visíveis. Estes podem manifestar-se como sintomas físicos e comportamentais.

Sintomas Físicos de Dependência de Drogas

Alguns dos sintomas mais observáveis da dependência de drogas são aqueles que alteram o equilíbrio do corpo. Um exemplo clássico disso é o aumento da tolerância do corpo a um medicamento administrado por tempo suficiente levando à necessidade de aumentar as quantidades ou dosagens necessárias de forma a alcançar os efeitos iniciais.

Alterações na aparência podem ser indicadores adicionais ao possível consumo de drogas e podem incluir:

  • Olhos vidrados e/ou avermelhados/raiados de sangue
  • Pupilas dilatadas ou contraídas
  • Dormir demasiado ou dificuldade em dormir
  • Mudanças abruptas de peso
  • Mudanças significativas nos padrões do apetite
  • Deterioração do aspeto físico e nos hábitos de higiene pessoal
  • Cheiros não usuais no hálito, suor e/ou roupa
  • Tremores, fala arrastada ou acelerada e falta de coordenação motora

Sintomas Comportamentais de Dependência de Drogas

A dependência de drogas lícitas ou ilícitas tende a modificar significativamente os hábitos e comportamentos do individuo. A obtenção, o consumo e a incessante necessidade de desenvolver estratégias para poder consumir mais drogas é por si só fator determinante na mudança comportamental.

Alterações no comportamento podem ser indicadores adicionais à possível toxicodependência e podem incluir:

  • Aumento da agressividade ou irritabilidade
  • Mudanças bruscas de atitude / personalidade
  • Letargia
  • Depressão / Euforia
  • Alteração repentina de amigos, pontos de encontro usuais e hobbies
  • Mudanças drásticas de hábitos e / ou prioridades
  • Problemas financeiros não justificáveis
  • Aumento de conflitos e consequências negativas

Caso você tenha dúvidas ou tenha um relacionamento com uma pessoa, que apresente alguns destes sinais e sintomas, acima descritos, não hesite em contactar-nos.

Possui ao seu dispor uma equipa de profissionais qualificados e disponíveis. Garantimos sigilo total.

Tratamento Dependências – Áreas de Intervenção

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Dependência Química - Drogas

Tratamento Toxicodependência – Drogas

Dependência de Drogas

(Substâncias licitas e/ou ilícitas) é caracterizada pelos seguintes sintomas:

  • Aumento da tolerância à substância
  • Procura da sensação do alivio proporcionada pela substancia (prazer imediato)
  • A dependência aumenta progressivamente
  • Remorso e sentimento de culpa persistente
  • Síndrome da Abstinência, vulgo Ressaca
  • Geográficas, Relações Significativas

Leia mais…

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Álcool - Alcoolismo

Tratamento Alcoolismo

Dependência de Álcool

O Álcool, a nicotina e a cafeína são as substâncias mais consumidas em Portugal,sendo o Álcool a mais destrutiva. O Álcool é uma droga. Para algumas pessoas vulneráveis, o Álcool pode ser a droga que mais risco e consequências acarreta a médio e longo prazo – na saúde, na família, no trabalho, na sociedade. Na nossa opinião, o abuso e o alcoolismo são um problema grave, entre os jovens e adultos.

Quadro I – História do alcoolismo:

  • Idade em que foi consumida a 1ª bebida 12 – 14 anos
  • Idade da primeira intoxicação 14 – 18 anos

Leia mais…

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Problemas Alimentares, Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar

Tratamento Anorexia|Bulimia

Problema Alimentares – Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar

Alguns estudos revelam que as perturbações do comportamento alimentar apresentam uma tendência gradual para aumentar o surgimento de novos casos.

Muitos portugueses apresentam perturbações relacionadas com o comportamento alimentar.

A sociedade industrializada sujeita o indivíduo (crianças, adolescentes, adultos e seniores) a um conjunto elaborado, diversificado de estímulos e paradigmas…

Leia mais…

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Co-Dependência

Tratamento Co-Dependência

Dependência de Relacionamentos

A Co-dependência é um tipo de patologia emocional/afectos e de relacionamentos.
Em Portugal este conceito existe desde o final dos anos oitenta…
De inicio, a descrição deste quadro incluía apenas famílias de pacientes alcoólicos, mas com o tempo, abrange membros de família (ex. mãe, pai, irmã ou irmão, avó ou avô, etc.) onde um dos seus apresenta dependência a substâncias psico-activas (adictivas) lícitas, incluindo o álcool e/ou ilícitas, problemas com o Jogo e em alguns casos, dependentes do sexo e do trabalho (workaholics).

Leia mais…

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Adicção ao Jogo

Tratamento Adição ao Jogo | Jogo Compulsivo

Dependência de Jogo

Embora a actividade do Jogo seja associada ao lazer e convívio existem alguns indivíduos, pela sua predisposição neurobiologica.psico.social e ambiente apresentam um tipo de vulnerabilidade ex. alterações drásticas do humor, compulsão e perda do controlo. Aparentam racionalizar e equacionar a actividade do jogo com a sua própria felicidade e dos seus familiares.

Ao contrário da dependência das substâncias licitas e ou ilícitas o individuo dependente do jogador não apresenta sintomas de degradação físicos ou morais que torna difícil o diagnostico da Adicção ao Jogo na fase inicial.

Leia mais…

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Luto

Tratamento Luto Patológico

Dependência emocional / Transtorno emocional

O Luto é uma reacção cognitiva, emocional e legitima do ser humano quando existe uma Perda – não-existência (pessoas, lugares e coisas). Reconhecemos a impotência (autoconhecimento) quando perdemos alguém ou algo importante. Ao longo da vida, através do apoio das pessoas significativas e da nossa própria experiencia, dependendo da intensidade do choque sobre a perda, aprendemos que nada é garantido e que a vida tem um fim. Estamos expostos à adversidade e vulneráveis.

A cultura de cada povo define as tradições e os rituais relacionados com a Perda e o Luto.
Segundo a tradição católica o Luto caracteriza-se por períodos de dor e choro, roupas escuras, expressar…

Leia mais…

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Depressão

Tratamento Depressão

Transtorno Emocional / Patologia Depressiva

Depressão é uma doença psiquiátrica que se caracteriza por sintomas relacionados com o humor, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza.

Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém as mulheres são duas vezes mais afectadas que os homens.

Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também frequente.

Leia mais…

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA

Clínica Tratamento Dependências

Todas as Áreas de Intervenção

Comportamentos Adictivos

Através da nossa experiência consideramos importante informar que alguns indivíduos adictos a substâncias (drogas licitas, incluindo o álcool, nicotina, e/ou ilícitas) também apresentam diagnósticos duplos (co-morbilidade) por ex. dependência de substâncias e jogo, relação de dependência e dependência de substâncias prescritas pelo médico (drogas lícitas).

Tal como as substancias, os comportamentos adictivos são factores bio.psico.sociais e ambiente, adoptados e desenvolvidos ao longo da Vida (progressivamente) de forma a suportar a pressão/tensão do dia-a-dia.
Podem passar despercebidos ao indivíduo, incluindo a família e colegas no trabalho, e reforçam a gratificação imediata, a impulsividade, auto-critica reduzida (ex. justificação e racionalização) e a Ilusão.

Leia mais…

Tratamento Toxicodependência | Tratamento Drogas

Dependência química de drogas (Substâncias licitas e/ou ilícitas) é caracterizada pelos seguintes sintomas:

Aumento da tolerância à substância.
Procura da sensação do alivio proporcionada pela substância (prazer imediato).
A dependência aumenta progressivamente.
Remorso e sentimento de culpa persistente.
Síndrome da Abstinência, vulgo Ressaca.
Geográficas, Relações Significativas.

Leia mais…

Tratamento Alcoolismo | Tratamento Álcool

O Álcool, a nicotina e a cafeína são as substâncias mais consumidas em Portugal,sendo o Álcool a mais destrutiva. O Álcool é uma droga. Para algumas pessoas vulneráveis, o Álcool pode ser a droga que mais risco e consequências acarreta a médio e longo prazo – na saúde, na família, no trabalho, na sociedade. Na nossa opinião, o abuso e o alcoolismo são um problema grave, entre os jovens e adultos.

Leia mais…

Tratamento Co-Dependência | Tratamento Dependência de Relações

(Relacionamento de dependência, personalidade dependente)
A Co-dependência é um tipo de patologia emocional/afectos e de relacionamentos.
Em Portugal este conceito existe desde o final dos anos oitenta entre os grupos de ajuda mutua e os centros de tratamento que adoptaram os 12 Passos.
De inicio, a descrição deste quadro incluía apenas famílias de pacientes alcoólicos, mas com o tempo, abrange membros de família (ex. mãe, pai, irmã ou irmão, avó ou avô, etc.)

Leia mais…

Tratamento Anorexia | Tratamento Bulimia | Problemas Alimentares

Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar.
Alguns estudos revelam que as perturbações do comportamento alimentar apresentam uma tendência gradual para aumentar o surgimento de novos casos.
Muitos portugueses apresentam perturbações relacionadas com o comportamento alimentar.
A sociedade industrializada sujeita o indivíduo (crianças, adolescentes, adultos e seniores) a um conjunto elaborado, diversificado de estímulos e paradigmas
(publicidade e marketing, consumismo, indústria das dietas e alimentar, ginásios “Health Clubs”, televisão, cinema, moda) cujos critérios prejudicam a qualidade de vida.

Leia mais…

Tratamento Jogo Patológico | Tratamento Adição ao Jogo

Embora a actividade do Jogo seja associada ao lazer e convívio existem alguns indivíduos, pela sua predisposição neurobiologica.psico.social e ambiente apresentam um tipo de vulnerabilidade ex. alterações drásticas do humor, compulsão e perda do controlo. Aparentam racionalizar e equacionar a actividade do jogo com a sua própria felicidade e dos seus familiares.
Ao contrário da dependência das substâncias licitas e ou ilícitas o individuo dependente do jogador não apresenta sintomas de degradação físicos ou morais que torna difícil o diagnostico da Adicção ao Jogo na fase inicial.
Através do recurso a imagens obtidas por ressonância magnética, estudos recentes, sugerem que os mecanismos cerebrais associados ao jogo (Adicção) interferem e afectam o funcionamento normal do cérebro.

Leia mais…

Tratamento Luto Patológico

O Luto é uma reacção cognitiva, emocional e legitima do ser humano quando existe uma Perda – não-existência (pessoas, lugares e coisas). Reconhecemos a impotência (autoconhecimento) quando perdemos alguém ou algo importante. Ao longo da vida, através do apoio das pessoas significativas e da nossa própria experiencia, dependendo da intensidade do choque sobre a perda, aprendemos que nada é garantido e que a vida tem um fim. Estamos expostos à adversidade e vulneráveis.

Leia mais…

Tratamento Depressão

Depressão é uma doença psiquiátrica que se caracteriza por sintomas relacionados com o humor, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém as mulheres são duas vezes mais afectadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também frequente.

Leia mais…

Parcerias

Partilhar

Tratamento Toxicodependência | Clínica CRETA | Tratamento Drogas