Saiba tudo sobre Tratamento Alcoolismo e problemas associados à ingestão de bebidas alcoólicas
O Álcool, a nicotina e a cafeína são as substâncias mais consumidas em Portugal, sendo o álcool a mais destrutiva. O Álcool é uma droga. Para algumas pessoas vulneráveis, o Álcool pode ser a droga que mais risco e consequências acarreta a médio e longo prazo – na saúde, na família, no trabalho, na sociedade. Na nossa opinião, o abuso e o alcoolismo são um problema grave, entre os jovens e adultos.
Quadro I – História do alcoolismo:
- Idade em que foi consumida a 1ª bebida 12 – 14 anos
- Idade da primeira intoxicação 14 – 18 anos
- Idade em que ocorreram os primeiros problemas 18 – 25 anos
- Idade em que ocorreram os primeiros problemas graves 23-33
- Primeiro tratamento 40 anos
- Morte associada a ataque cardíaco, cancro, acidente, suicídio 55-60 anos
Os portugueses necessitam de ser informados sobre os efeitos e as consequências do álcool. Alguns exemplos possíveis – condução sob o efeito do álcool e/ou drogas, violência domestica, depressão, ansiedade, ataques de pânico, paranóia, comportamentos de risco no trabalho (ex. redução da produtividade e conflitos entre colegas), consumo durante a gravidez, gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis (ex. HIV), abuso físico, emocional e sexual de crianças vulneráveis e morte.
Sabia que a dependência do Álcool apresenta um padrão familiar cujas estimativas atingem os 40%-60% da variação do risco sejam explicados por influências genéticas. Por isso o risco é 3 a 4 vezes mais elevado nos familiares próximos dos indivíduos com dependência ao Álcool.
Sabia que estudos recentes revelam um novo fenómeno relacionado com o álcool? Designa-se de Binge-drinking. Atinge as camadas mais jovens, em especial, e uma parte significativa daqueles que consomem e abusam bebidas alcoólicas, em geral. Binge-drinking ocorre quando se bebe álcool cujo intuito é a intoxicação impetuosa. O Binge-drinking, nos homens é a ingestão de 5 ou mais bebidas seguidas umas às outras. Nas mulheres é a ingestão de 4 ou mais bebidas seguidas.
O Binge-drinking pode ocorrer durante vários dias sucessivos (ex. festas, em casa, festivais de musica, eventos sociais, grupo de pares).
No quadro I o primeiro tratamento surge aos 40 anos. Todavia, desde os 20 até aos 40 anos passaram vinte anos onde o indivíduo (incluindo família) já foi afectado pelo abuso do álcool (doença, condução sob o efeito do álcool, violência domestica, negligência as suas responsabilidades familiares, influindo as crianças, sociais e profissionais) sendo admitido em tratamento porque as suas promessas e álibis “faliram” e após mais uma crise, a ultima de muitas, não tem outra alternativa senão ser internado. Podemos proporcionar apoio à família antes que esta situação aconteça e os riscos a ela associados (ex. separação ou divorcio).
Necessita de ajuda ou conhece alguém que necessite Contacte-nos e consiga ajuda para este mal!
Áreas de Intervenção
Todas as Áreas de Intervenção
Comportamentos Adictivos
Através da nossa experiência consideramos importante informar que alguns indivíduos adictos a substâncias (drogas licitas, incluindo o álcool, nicotina, e/ou ilícitas) também apresentam diagnósticos duplos (co-morbilidade) por ex. dependência de substâncias e jogo, relação de dependência e dependência de substâncias prescritas pelo médico (drogas lícitas).
Tal como as substancias, os comportamentos adictivos são factores bio.psico.sociais e ambiente, adoptados e desenvolvidos ao longo da Vida (progressivamente) de forma a suportar a pressão/tensão do dia-a-dia.
Podem passar despercebidos ao indivíduo, incluindo a família e colegas no trabalho, e reforçam a gratificação imediata, a impulsividade, auto-critica reduzida (ex. justificação e racionalização) e a Ilusão.
Dependência Química – Drogas
Dependência química de drogas (Substâncias licitas e/ou ilícitas) é caracterizada pelos seguintes sintomas:
Aumento da tolerância à substância.
Procura da sensação do alivio proporcionada pela substância (prazer imediato).
A dependência aumenta progressivamente.
Remorso e sentimento de culpa persistente.
Síndrome da Abstinência, vulgo Ressaca.
Geográficas, Relações Significativas.
Álcool
O Álcool, a nicotina e a cafeína são as substâncias mais consumidas em Portugal,sendo o Álcool a mais destrutiva. O Álcool é uma droga. Para algumas pessoas vulneráveis, o Álcool pode ser a droga que mais risco e consequências acarreta a médio e longo prazo – na saúde, na família, no trabalho, na sociedade. Na nossa opinião, o abuso e o alcoolismo são um problema grave, entre os jovens e adultos.
Co-Dependência
(Relacionamento de dependência, personalidade dependente)
A Co-dependência é um tipo de patologia emocional/afectos e de relacionamentos.
Em Portugal este conceito existe desde o final dos anos oitenta entre os grupos de ajuda mutua e os centros de tratamento que adoptaram os 12 Passos.
De inicio, a descrição deste quadro incluía apenas famílias de pacientes alcoólicos, mas com o tempo, abrange membros de família (ex. mãe, pai, irmã ou irmão, avó ou avô, etc.)
Problemas Alimentares
Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar.
Alguns estudos revelam que as perturbações do comportamento alimentar apresentam uma tendência gradual para aumentar o surgimento de novos casos.
Muitos portugueses apresentam perturbações relacionadas com o comportamento alimentar.
A sociedade industrializada sujeita o indivíduo (crianças, adolescentes, adultos e seniores) a um conjunto elaborado, diversificado de estímulos e paradigmas
(publicidade e marketing, consumismo, indústria das dietas e alimentar, ginásios “Health Clubs”, televisão, cinema, moda) cujos critérios prejudicam a qualidade de vida.
Adição ao Jogo
Embora a actividade do Jogo seja associada ao lazer e convívio existem alguns indivíduos, pela sua predisposição neurobiologica.psico.social e ambiente apresentam um tipo de vulnerabilidade ex. alterações drásticas do humor, compulsão e perda do controlo. Aparentam racionalizar e equacionar a actividade do jogo com a sua própria felicidade e dos seus familiares.
Ao contrário da dependência das substâncias licitas e ou ilícitas o individuo dependente do jogador não apresenta sintomas de degradação físicos ou morais que torna difícil o diagnostico da Adicção ao Jogo na fase inicial.
Através do recurso a imagens obtidas por ressonância magnética, estudos recentes, sugerem que os mecanismos cerebrais associados ao jogo (Adicção) interferem e afectam o funcionamento normal do cérebro.
Luto
O Luto é uma reacção cognitiva, emocional e legitima do ser humano quando existe uma Perda – não-existência (pessoas, lugares e coisas). Reconhecemos a impotência (autoconhecimento) quando perdemos alguém ou algo importante. Ao longo da vida, através do apoio das pessoas significativas e da nossa própria experiencia, dependendo da intensidade do choque sobre a perda, aprendemos que nada é garantido e que a vida tem um fim. Estamos expostos à adversidade e vulneráveis.
Depressão
Depressão é uma doença psiquiátrica que se caracteriza por sintomas relacionados com o humor, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém as mulheres são duas vezes mais afectadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também frequente.