Tratamento -Toxicodependência | Clínica CRETA

Tratamento para a toxicodependência

O que fazer quando as promessas e as «juras» para interromper o abuso e a dependência das drogas falham repetidamente?
O que fazer quando as justificações e os álibis para justificar o injustificável, da parte da família e do individuo dependente, sobre os comportamentos disfuncionais associados à compulsão da dependência das drogas, se esgotam numa lista infindável, sem resultados positivos e concretos?

As mentiras, os ressentimentos, a vergonha fazem parte do dia-a-dia.

Quais são os limites necessários para se interromper o abuso e a compulsão associados às drogas?
Consideramos que o tratamento da toxicodependência intensivo, em regime residencial de internamento, é uma resposta viável e eficaz, e em alguns casos, urgente. Porquê?

Porque o tratamento para a toxicodependência oferece um ambiente seguro e livre de drogas.

Porque permite interromper a compulsão, através de pessoal especializado e apoio farmacológico a fim de mitigar o sofrimento associado à toxicodependência.

Porque permite à família do individuo dependente, em muitos casos sobrecarregada e desesperada, o alívio necessário para reencontrarem a segurança e a harmonia.

Porque permite ao individuo encontrar a motivação necessária para enfrentar o estigma, a negação e a vergonha associada à toxicodependência com coragem, esperança e dignidade.

Porque consideramos que é possível viver um estilo de vida livre de drogas.

Alguns tipos de drogas, psicoactivas do sistema nervoso central, mais comuns:

Opiáceos (heroína)

Benzodiazepinas (medicamentos sujeitos a prescrição medica. Por exemplo, tranquilizantes, ansiolíticos)

Estimulantes (cocaína, anfetaminas)

Outras drogas: canábis, ecstasy (MDMA), cogumelos mágicos, LSD, solventes.

Tal como já referimos, a toxicodependência é uma doença (Associação Americana da Medicina da Adicção) que necessita de cuidados adequados e especializados com vista à recuperação duradoura. Ao contrário de alguns mitos, na sociedade, sobre os indivíduos toxicodependentes, de que estes permanecem «agarrados» às drogas eternamente sem cura possível e/ou são indivíduos marginais que deviam ser presos. Contrariamente aos mitos, sobre o tratamento da toxicodependência, a Creta considera ser necessário proporcionar ao individuo e à família, o contexto terapêutico e a motivação capazes de gerar a mudança de atitudes e comportamentos tão desejada por todos e é isso que nós fazemos, e os nossos residentes reforçam, através dos seus relatos, há mais de duas décadas.

O plano de tratamento de toxicodependência residencial

O plano de tratamento para a toxicodependência consiste numa abordagem sistémica e psicossocial abrangente, inovadora e direccionada para as especificidades de cada individuo  – cada caso um caso.

O tratamento contempla indivíduos de ambos os sexos e com idades a partir dos 18 anos.

A duração do tratamento é variável dependendo das necessidades de cada individuo.

No tratamento da toxicodependência recorremos a vários meios de diagnostico, que incluem um leque abrangente de questionários, historial clinico do individuo (histórico do consumo de drogas e ou outros comportamentos adictivos, perturbações da personalidade –co morbilidade), exames físicos, e se necessário exames laboratoriais e também envolvemos a família.

Terapia de grupo e individual

Apoio à família. Proporcionamos uma plataforma de entendimento a fim de facilitar a comunicação.

Equipa pluridisciplinar de profissionais especializados

Palestras e Grupos estruturados subordinados aos mais variados temas relacionados com o tratamento e a recuperação.

Abstinência que reforça e proporciona a qualidade de vida, através do auto conhecimento e  a integração social, tão ambicionada por todos os intervenientes.

Caso você tenha duvidas ou questões sobre o tratamento da toxicodependência, ligue-nos o preencha o nosso formulário de contacto e terá o apoio e a solução que precisa. Todos os seus dados são confidenciais.

Áreas de Intervenção

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Dependência Química - Drogas

Dependência Química – Drogas

(Substâncias licitas e/ou ilícitas) é caracterizada pelos seguintes sintomas:

  • Aumento da tolerância à substância
  • Procura da sensação do alivio proporcionada pela substancia (prazer imediato)
  • A dependência aumenta progressivamente
  • Remorso e sentimento de culpa persistente
  • Síndrome da Abstinência, vulgo Ressaca
  • Geográficas, Relações Significativas

Leia mais…

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Álcool - Alcoolismo

Álcool – Alcoolismo

O Álcool, a nicotina e a cafeína são as substâncias mais consumidas em Portugal,sendo o Álcool a mais destrutiva. O Álcool é uma droga. Para algumas pessoas vulneráveis, o Álcool pode ser a droga que mais risco e consequências acarreta a médio e longo prazo – na saúde, na família, no trabalho, na sociedade. Na nossa opinião, o abuso e o alcoolismo são um problema grave, entre os jovens e adultos.

Quadro I – História do alcoolismo:

  • Idade em que foi consumida a 1ª bebida 12 – 14 anos
  • Idade da primeira intoxicação 14 – 18 anos

Leia mais…

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Problemas Alimentares, Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar

Problemas Alimentares

Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar

Alguns estudos revelam que as perturbações do comportamento alimentar apresentam uma tendência gradual para aumentar o surgimento de novos casos.

Muitos portugueses apresentam perturbações relacionadas com o comportamento alimentar.

A sociedade industrializada sujeita o indivíduo (crianças, adolescentes, adultos e seniores) a um conjunto elaborado, diversificado de estímulos e paradigmas…

Leia mais…

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Co-Dependência

Co-Dependência

Relacionamento de dependência

A Co-dependência é um tipo de patologia emocional/afectos e de relacionamentos.
Em Portugal este conceito existe desde o final dos anos oitenta…
De inicio, a descrição deste quadro incluía apenas famílias de pacientes alcoólicos, mas com o tempo, abrange membros de família (ex. mãe, pai, irmã ou irmão, avó ou avô, etc.) onde um dos seus apresenta dependência a substâncias psico-activas (adictivas) lícitas, incluindo o álcool e/ou ilícitas, problemas com o Jogo e em alguns casos, dependentes do sexo e do trabalho (workaholics).

Leia mais…

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Adicção ao Jogo

Adição ao Jogo

Embora a actividade do Jogo seja associada ao lazer e convívio existem alguns indivíduos, pela sua predisposição neurobiologica.psico.social e ambiente apresentam um tipo de vulnerabilidade ex. alterações drásticas do humor, compulsão e perda do controlo. Aparentam racionalizar e equacionar a actividade do jogo com a sua própria felicidade e dos seus familiares.

Ao contrário da dependência das substâncias licitas e ou ilícitas o individuo dependente do jogador não apresenta sintomas de degradação físicos ou morais que torna difícil o diagnostico da Adicção ao Jogo na fase inicial.

Leia mais…

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Luto

Luto

O Luto é uma reacção cognitiva, emocional e legitima do ser humano quando existe uma Perda – não-existência (pessoas, lugares e coisas). Reconhecemos a impotência (autoconhecimento) quando perdemos alguém ou algo importante. Ao longo da vida, através do apoio das pessoas significativas e da nossa própria experiencia, dependendo da intensidade do choque sobre a perda, aprendemos que nada é garantido e que a vida tem um fim. Estamos expostos à adversidade e vulneráveis.

A cultura de cada povo define as tradições e os rituais relacionados com a Perda e o Luto.
Segundo a tradição católica o Luto caracteriza-se por períodos de dor e choro, roupas escuras, expressar…

Leia mais…

Clínica de Tratamento -Toxicodependência | Alcoolismo | Adicção - CRETA - Depressão

Depressão

Depressão é uma doença psiquiátrica que se caracteriza por sintomas relacionados com o humor, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza.

Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém as mulheres são duas vezes mais afectadas que os homens.

Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também frequente.

Leia mais…

Todas as Áreas de Intervenção

Comportamentos Adictivos

Através da nossa experiência consideramos importante informar que alguns indivíduos adictos a substâncias (drogas licitas, incluindo o álcool, nicotina, e/ou ilícitas) também apresentam diagnósticos duplos (co-morbilidade) por ex. dependência de substâncias e jogo, relação de dependência e dependência de substâncias prescritas pelo médico (drogas lícitas).

Tal como as substancias, os comportamentos adictivos são factores bio.psico.sociais e ambiente, adoptados e desenvolvidos ao longo da Vida (progressivamente) de forma a suportar a pressão/tensão do dia-a-dia.
Podem passar despercebidos ao indivíduo, incluindo a família e colegas no trabalho, e reforçam a gratificação imediata, a impulsividade, auto-critica reduzida (ex. justificação e racionalização) e a Ilusão.

Leia mais…

Dependência Química – Drogas

Dependência química de drogas (Substâncias licitas e/ou ilícitas) é caracterizada pelos seguintes sintomas:

Aumento da tolerância à substância.
Procura da sensação do alivio proporcionada pela substância (prazer imediato).
A dependência aumenta progressivamente.
Remorso e sentimento de culpa persistente.
Síndrome da Abstinência, vulgo Ressaca.
Geográficas, Relações Significativas.

Leia mais…

Álcool

O Álcool, a nicotina e a cafeína são as substâncias mais consumidas em Portugal,sendo o Álcool a mais destrutiva. O Álcool é uma droga. Para algumas pessoas vulneráveis, o Álcool pode ser a droga que mais risco e consequências acarreta a médio e longo prazo – na saúde, na família, no trabalho, na sociedade. Na nossa opinião, o abuso e o alcoolismo são um problema grave, entre os jovens e adultos.

Leia mais…

Co-Dependência

(Relacionamento de dependência, personalidade dependente)
A Co-dependência é um tipo de patologia emocional/afectos e de relacionamentos.
Em Portugal este conceito existe desde o final dos anos oitenta entre os grupos de ajuda mutua e os centros de tratamento que adoptaram os 12 Passos.
De inicio, a descrição deste quadro incluía apenas famílias de pacientes alcoólicos, mas com o tempo, abrange membros de família (ex. mãe, pai, irmã ou irmão, avó ou avô, etc.)

Leia mais…

Problemas Alimentares

Anorexia, Bulimia e Compulsão Alimentar.
Alguns estudos revelam que as perturbações do comportamento alimentar apresentam uma tendência gradual para aumentar o surgimento de novos casos.
Muitos portugueses apresentam perturbações relacionadas com o comportamento alimentar.
A sociedade industrializada sujeita o indivíduo (crianças, adolescentes, adultos e seniores) a um conjunto elaborado, diversificado de estímulos e paradigmas
(publicidade e marketing, consumismo, indústria das dietas e alimentar, ginásios “Health Clubs”, televisão, cinema, moda) cujos critérios prejudicam a qualidade de vida.

Leia mais…

Adição ao Jogo

Embora a actividade do Jogo seja associada ao lazer e convívio existem alguns indivíduos, pela sua predisposição neurobiologica.psico.social e ambiente apresentam um tipo de vulnerabilidade ex. alterações drásticas do humor, compulsão e perda do controlo. Aparentam racionalizar e equacionar a actividade do jogo com a sua própria felicidade e dos seus familiares.
Ao contrário da dependência das substâncias licitas e ou ilícitas o individuo dependente do jogador não apresenta sintomas de degradação físicos ou morais que torna difícil o diagnostico da Adicção ao Jogo na fase inicial.
Através do recurso a imagens obtidas por ressonância magnética, estudos recentes, sugerem que os mecanismos cerebrais associados ao jogo (Adicção) interferem e afectam o funcionamento normal do cérebro.

Leia mais…

Luto

O Luto é uma reacção cognitiva, emocional e legitima do ser humano quando existe uma Perda – não-existência (pessoas, lugares e coisas). Reconhecemos a impotência (autoconhecimento) quando perdemos alguém ou algo importante. Ao longo da vida, através do apoio das pessoas significativas e da nossa própria experiencia, dependendo da intensidade do choque sobre a perda, aprendemos que nada é garantido e que a vida tem um fim. Estamos expostos à adversidade e vulneráveis.

Leia mais…

Depressão

Depressão é uma doença psiquiátrica que se caracteriza por sintomas relacionados com o humor, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém as mulheres são duas vezes mais afectadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também frequente.

Leia mais…

Parcerias

Partilhar

Tratamento de Toxicodependência – Clínica CRETA