O tratamento do alcoolismo é um processo abrangente, que envolve tanto o meio profissional, como o ambiente social e familiar. Para combater comportamentos aditivos, como o abuso do álcool, é necessário em muitos casos englobar medicação, apoio psicológico e suporte social. Trata-se de uma batalha demorada e exigente, mas com um final feliz, quando a pessoa alcoólica tem muita vontade de se curar. O primeiro passo a dar é reconhecer a dependência e assumir o desejo de a vencer.
Se está a ler este artigo certamente está com vontade de lutar contra a dependência do álcool, ou de ajudar alguma pessoa alcoólica a vencer o seu vício. Saiba que a CRETA está aqui para o ajudar.
A importância do tratamento do alcoolismo
A dependência do álcool é um problema sério que afeta milhões de pessoas por todo o mundo. O álcool é uma droga que tem consequências físicas e mentais. O consumo abusivo de álcool inibe as funções cerebrais e leva ao surgimento de problemas graves de saúde física. Os problemas associados ao álcool são inúmeros.
Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 3 milhões de pessoas morreram como resultado do uso nocivo de álcool em 2016. Isto significa que 1 em cada 20 mortes se deve ao alcoolismo. Mais de três quartos dessas mortes ocorreram entre homens. O uso nocivo de álcool causa mais de 5% da carga global de doenças.
Como funciona o tratamento de alcoolismo?
O alcoolismo é um dos principais problemas que a CRETA trata, com níveis elevados de sucesso ao longo das últimas décadas. Acreditamos no paciente, na sua recuperação e na sua integração na sociedade. O nosso programa intensivo para o tratamento da dependência de álcool é feito à medida de cada paciente e tem como preocupação central o seu bem-estar, a sua realização e rápida integração na sociedade.
O plano de tratamento individualizado contempla as seguintes componentes (apoio bio-psico-social-espiritual, não religioso):
- Admissão por parte do indivíduo de que a sua situação é problemática e que requer apoio profissional.
- Avaliação da adição e as consequências associadas (saúde, família, profissional, jurídico-legais, problemas económicos).
- Desabituação psicológica da(s) substância(s).
- Mudança para um estilo de vida saudável.
Somos especialistas no tratamento e no acompanhamento de comportamentos aditivos. Aplicamos, há mais de 27 anos, um modelo de reabilitação de dependências, com provas dadas a nível científico e empírico. Ele assenta na premissa de que a dependência (adição) de substâncias aditivas (psicoativas) é uma doença progressiva e crónica.
Realizamos um tratamento intensivo em regime residencial de internamento, num ambiente livre de álcool.
O tratamento em regime ambulatório consta num Plano de Desenvolvimento Individual (P.D.I.) estabelecido entre a instituição e a pessoa. Para além da abstenção ao álcool, o objetivo passa pela redução de riscos e de danos.
Após o internamento realiza-se um acompanhamento individualizado e de grupo, semanal, a fim de minimizar os riscos de recaída.
Para uma recuperação duradoura, a CRETA garante um follow-up de um ano. Estamos consigo para o ajudar no longo prazo.
Saiba tudo sobre o tratamento do alcoolismo e de problemas associados à ingestão de bebidas alcoólicas.
Contacte-nos através do nosso nº Tel.: 212 693 950, nº Tlm.: 961 703 883 ou do email geral@cretatratamento.com.