Não, infelizmente não existem remédios caseiros milagrosos para o tratamento da toxicodependência. Não existe um caminho fácil para sair do labirinto da droga. Mas existem boas notícias para os toxicodependentes que desejam arduamente deixar a droga. As boas notícias são que existem tratamentos profissionais eficazes aos quais se pode recorrer. Mais à frente vamos abordar esta questão do tratamento de toxicodependentes.
A importância do devido tratamento para toxicodependentes
O problema da toxicodependência exige a intervenção de clínicas especializadas de reabilitação. Ainda é prática comum, o indivíduo dependente de drogas ilícitas ou licitas tentar fazer um tratamento caseiro de desintoxicação. Na maioria dos casos, isto acontece quando as promessas e as juras para parar de consumir drogas são quebradas ou quando existe uma crise, familiar, problema profissional, etc. relacionado com as drogas. O dependente arranja medicação, algumas vezes, nas ruas, automedicando-se, ou através de medicação receitada por um médico. “Fecha-se em casa” para evitar os consumos e os sintomas dolorosos do síndrome da abstinência, vulgo ressaca, e, com o apoio da família, consegue resistir durante, uma ou duas semanas, às vontades e ao desejo de voltar a consumir até os sintomas da dependência física desaparecerem.
Gostaríamos de acrescentar que este tipo de desintoxicação, sem a presença de pessoal especializado, pode acarretar sérios riscos para a saúde.
Também é prática corrente, algumas clínicas admitirem indivíduos dependentes de drogas, de forma gratuita, e fazerem desintoxicações. Após este período, estas mesmas instituições podem propor aos seus utentes um programa de tratamento (trabalhos no campo, trabalhos na construção civil, restauros, etc.) quando na realidade, não existe um programa/plano de tratamento personalizado a longo prazo. Os indivíduos correm os riscos de ficarem institucionalizados. Após o tratamento caseiro e/ou a estadia neste tipo de instituição, erradamente, o indivíduo considera-se curado das dependências.
Na maioria dos casos, raramente estas abordagens são bem-sucedidas. Podemos fazer uma analogia com o tabaco. Um indivíduo decide deixar de fumar, durante um período porque fuma muito, e consegue interromper o consumo durante umas semanas. Ao fim desse período, considera-se curado. Um dia mais tarde, retoma o consumo do tabaco de uma forma reduzida, mas gradualmente regressa aos velhos hábitos; fuma o mesmo ou mais cigarros. Este tipo de abordagens, podem ser geradoras de estigma, visto não serem bem-sucedidas.
A cura em clínicas de tratamento de drogas: o caso da Creta
As clínicas para tratamento de drogas são um caso distinto. Na Clínica de tratamento – Creta, a toxicodependência recebe um tratamento cuidado
Na Clínica Creta, tratamos a dependência de drogas lícitas ou ilícitas, incluindo o álcool ou outro tipo de adições, como um projeto terapêutico, com três várias fases, de reabilitação e a recuperação do indivíduo para um período de longa duração; mudança de estilo de vida. Sabemos que o tratamento caseiro ou o internamento, num regime moralista de exclusão do indivíduo da sociedade não é seguramente a melhor abordagem.
Mais do que uma clínica de reabilitação de drogas, a Creta é uma clínica de reabilitação de toxicodependentes, de pessoas, procurando curas para as suas doenças. No processo de desintoxicação, dependência física e psicológico (fase um do tratamento) o indivíduo é sujeito a uma avaliação/diagnóstico, de acordo com o protocolo instituído pela Creta, por profissionais qualificados, incluindo médico psiquiatra, a fim de examinar o seu estado geral de saúde e definir o tratamento farmacológico. Caso seja necessário, fará exames complementares de diagnóstico. Proporcionamos um ambiente terapêutico livre de álcool e/ou outras drogas. Se o indivíduo estiver funcional, começa o mais cedo possível, a participar nas atividades terapêuticas, conhecer os seus pares, saber o funcionamento das regras e conhecer restante pessoal. Através do tratamento farmacológico, procuramos atenuar e reduzir os níveis de dor e sofrimento, incluindo os perigos de interrupção súbitas das substâncias psicoativas do Sistema Nervoso Central lícitas e/ou ilícitas.
O pós-desintoxicação da droga
Após a desintoxicação, inicia-se a componente comportamental de mudança (regime residencial de internamento) – reabilitação psicossocial (fase dois do tratamento) o indivíduo está familiarizado com a instituição, grupo de pares e equipa terapêutica, dando assim, início ao seu projeto terapêutico e programa personalizado de tratamento através das terapias individuais, terapias de grupo, grupos estruturados, palestras, prevenção da recaída, reuniões nos grupos de ajuda mútua dos 12 passos; é o próprio indivíduo o agente da mudança. O tratamento abrange todas as áreas da vida. Nesta fase a família ou empresa também é convidada a participar. Em qualquer fase do tratamento, caso seja necessário o indivíduo será acompanhado pelo médico.
Na fase três do tratamento, após o indivíduo terminar o regime residencial de internamento, fazemos aquilo que designamos como pós-tratamento. Este plano de tratamento contempla, a continuação da recuperação duradoura; o indivíduo não está curado. Permite ao utente monitorizar e identificar fatores de risco (prevenção da recaída) e fatores de proteção (competências individuais e sociais) e a sua integração na família e na comunidade. Sugerimos a frequência assídua nos grupos de ajuda mútua dos 12 Passos.
Este é apenas um pequeno esboço daquilo que é o tratamento na Creta e certamente, terá algumas dúvidas ou questões. Não hesite, contacte-nos através do nosso formulário, do nosso nº Tel.: 212 693 950, nº Tlm.: 961 703 883 ou do email geral@cretatratamento.com.