Como fazer o encaminhamento para tratamento do alcoolismo na Creta?
Consideramos o alcoolismo, em Portugal um problema de saúde publica; vivemos numa cultura que promove, incentiva o consumo e o abuso do álcool, desde a adolescência e ao longo da idade adulta, mas por outro lado, quando existe um problema de abuso de álcool, a sociedade apresenta a tendência para estigmatizar o individuo e a própria família. Na Creta a nossa abordagem é diferente.
Nos casos do abuso do álcool e do alcoolismo, identificamos a resistência e a negação do individuo quanto à motivação no que ao tratamento diz respeito. Este fenómeno pode ser um dos fatores oriundo do estigma. Por outro lado, a própria família, também desestruturada, pelas consequências do alcoolismo (e estigma), parece confusa e impotente. Provavelmente, durante anos, procuraram mitigar ou extinguir o problema com o álcool através de várias tentativas, sem sucesso, sofrendo do estigma, da negação e da vergonha. Nos casos de abuso do álcool e no alcoolismo, a própria estrutura familiar está disfuncional, incluindo as crianças. Todavia, de acordo com a nossa experiência, consideramos que é possível inverter este processo/sistema disfuncional através da mudança de atitudes e comportamentos.
O que é um individuo que apresenta um problema com o álcool?
São todos aqueles indivíduos a quem o consumo excessivo de álcool compromete, negativamente, o estado físico, o contexto familiar, trabalho ou carreira profissional e a componente social; isto é, o individuo perde o controlo das suas atitudes e comportamentos; o alcoolismo pode ser progressivo, tendência para se agravar, e cronico.
Na avaliação é importante a presença de um membro de família, porque a maioria dos indivíduos com problemas com o álcool, apresenta um défice de memoria ficando assim impedidos de recordar-se com exatidão o seu histórico/passado.
Quando o individuo assume o abuso do álcool ou o alcoolismo, é normalmente, um ótimo sinal de adesão à mudança e ao tratamento.
Alcoolismo: Como é que se quebra a resistência e a negação?
Antes mesmo de pensarmos no tratamento e dependendo do grau e do histórico do abuso e do alcoolismo, primeiro é necessário fazer uma avaliação/diagnostico. Avaliamos todo o tipo de pessoas, desde os jovens adultos, adultos e indivíduos com idade sénior. Avaliamos a motivação do individuo (entrevista) e da família (pessoas significativas), avaliação da história do consumo, problemas psiquiátricos e de saúde (histórico em termos cronológicos), procuramos padrões de consumo e fazemos uma bateria de testes. De acordo com alguns estudos, este tipo de avaliação pode ter um efeito positivo no individuo motivando-o a procurar ajuda. Durante a avaliação, o utente parece estar interessado, envolvido na conversa, faz perguntas e escuta aquilo que lhes é dito. Neste contexto de avaliação, abordamos todos os temas de acordo com condutas profissionais, com respeito e empatia pelo individuo e pelas pessoas significativas. No final da avaliação, poderá haver um plano estruturado, entre a Creta e o individuo e a família, com vista ao tratamento.
Consideramos o contexto de tratamento da Creta, em regime de residencial de internamento, livre de álcool e drogas, o ambiente ideal e seguro para o individuo se desintoxicar, reaprender a relacionar-se com os outros, aprender sobre o alcoolismo e mudar de comportamentos que promovam um novo estilo de vida – recuperação.
Caso você tenha dúvidas ou questões, possuímos uma equipa de profissionais ao seu dispor. Contacte-nos!
A Recuperação à Distancia de um Clique! Não hesite, contacte-nos através do nosso formulário, do nosso nº Tel.: 212 693 950, nº Tlm.: 961 703 883 ou do email geral@cretatratamento.com.