Drogas são todas as substâncias, lícitas e/ou ilícitas, psicoactivas do Sistema Nervoso Central suscetíveis de abuso e/ou dependência, tomada por qualquer via de administração e que altere o humor, o grau de perceção, o funcionamento do cérebro, assim como, afetam os processos cerebrais em termos da perceção, das sensações, da memoria, das emoções, da motivação e da consciência.
Por um conjunto de motivos, o ser humano sempre consumiu drogas e para ficarmos com uma ideia, de como algumas drogas estão difundidas na nossa sociedade, a maioria das pessoas, atualmente, é ou foi, no passado, consumidora de pelo menos uma droga psicoativa (por exemplo, cafeína, nicotina, álcool ou cannabis – erva ou resina). Para ter uma ideia, mais ou menos generalizada, o padrão de consumo, talvez devido à facilidade de obtenção e custo reduzido, a maioria dos consumidores começa com a cafeína ou nicotina, depois passa para o álcool e caso as experiências com drogas continuem, passa para o cannabis, drogas estimulantes, depressoras ou alucinogénias e finalmente os opiáceos. Para o leitor ter uma ideia, existem grupos de população mais vulneráveis um tipo específico de droga em detrimento da outra; as preferências são diversificadas.
Como é do conhecimento geral e importa para nós reforçar que o abuso de drogas pode representar um sério problema, para o individuo, para a família, incluindo as crianças e para a sociedade.
Como tratar o vicio da droga?
O que é o vicio? É uma designação popular, mas de acordo com os critérios da Creta, não utilizamos esse termo, designamos abuso ou dependência (comportamentos adictivos – adicção). Para o cidadão comum, pode representar a mesma coisa, mas para nós, dependência é considerado doença, enquanto o vicio possui uma conotação moralista repleto de estigma; o viciado é um individuo fraco, marginal, um drogado, um bêbado, uma “ovelha negra”. Na Creta, não tratamos de vicio ou viciados, prestamos apoio necessário às pessoas dependentes, de substâncias ou comportamentos adictivos e famílias, na sua reabilitação.
Na Creta, tratamos da dependência de substâncias psicoactivas ou comportamentos adictivos delineando um projeto terapêutico entre a equipa e o utente, de acordo com as suas necessidades Individuais. Consideramos imprescindível a compreensão das dinâmicas da adicção, assim como, todo o processo terapêutico que inclui avaliar e tratar a dependência.
O projeto terapêutico na Creta inclui:
- Desintoxicação, caso seja necessário.
- Identificar problemas médicos.
- Identificar problemas emocionais, familiares e profissionais e/ou relacionados com a dependência de substâncias psicoactivas ou comportamentos adictivos.
- Co morbilidade: tratar depressão, ansiedade ou outro tipo de perturbação.
- Avaliação da motivação do utente para tratamento.
- Avaliamos tentativas anteriores de tratamento (recaídas).
- Plano individual de tratamento: Objetivos e metas.
- Terapia individual e grupo.
- Relação terapêutica.
- Palestras.
- Trabalhar os Passos dos Alcoólicos Anónimos.
Caso identifique duvidas ou alguma questão sobre a dependência de drogas não hesite em contactar-nos. A nossa equipa está disponível para ajudar. A Recuperação à Distancia de um Clique! Não hesite, contacte-nos através do nosso formulário, do nosso nº Tel.: 212 693 950, nº Tlm.: 961 703 883 ou do email geral@cretatratamento.com.