Nem todos os adolescentes ou jovens adultos portugueses têm problemas com o abuso de drogas ilícitas e/ou licitas, mas existe um pequeno número de jovens que estão vulneráveis ao abuso e à dependência de drogas. Por outro lado, sabemos que o consumo e o abuso de drogas é um flagelo que afeta milhões de jovens, em todo o mundo, e constitui uma preocupação, talvez das mais importantes, das famílias apreensivas com o futuro dos seus filhos.
O que é que a família pode fazer para ajudar o seu filho a tratar a dependência?
Já aqui referimos no blogue que não existe uma única abordagem que garanta 100% eficácia.
Um dos períodos mais críticos, sobre o consumo de drogas está relacionado com a adolescência/jovens adultos. Como sabemos esta fase do desenvolvimento, representa mudança; novas experiências e descobertas, mas também pode ser estranha, repleta de dúvidas e sentimentos. Nesta fase do desenvolvimento, todos na família, fazem as devidas adaptações à mudança, incluindo a escola, o grupo de pares. Atualmente, existem imensas razões para um adolescente/jovem adulto curioso experimentar drogas, que definimos como uso experimental ou socialização, mas existem alguns que não ficam só pelo uso experimental, prolongam o consumo, ao abuso e à dependência.
Como é que reage um progenitor quando identifica que o filho consome drogas? Na maioria das vezes, reage impulsivamente e sente-se impotente. O que é que você pode fazer? Eis algumas dicas.
Evitar antecipar dramas, expor o seu filho a humilhações e críticas que desencorajem o diálogo. Mantenha-se o mais calmo possível.
Se você descobriu que ele/ela consome drogas aborde o problema diretamente.
Esteja preparado para ouvir coisas que não irá gostar de saber. Respeite as diferenças e procure encorajar o diálogo.
Caso alguma informação seja desconhecida e/ou preocupante, informe o seu filho que irá procurar apoio fora do contexto família. É extremamente importante que você escute a informação do seu filho.
Tente saber qual tipo de drogas que o seu filho consome, incluindo o álcool. Nos dias de hoje existem diversos tipos de substâncias psicoativas, do Sistema Nervoso Central, ilícitas e lícitas, algumas delas desconhecidas.
Perguntar-lhe: “Como consomes drogas, quais são os tipos de drogas? Qual é a frequência e a quantidade? O padrão e contexto de consumo? Por exemplo, na consomes na escola/trabalho, grupo específico de amigos, à noite, sozinho, festas/concertos, onde é que arranjas dinheiro para comprar drogas, etc.”
Perguntar ao seu filho se ele precisa de ajuda.
No seguimento da conversa com o seu filho e com o consentimento dele, procure ajuda junto de profissionais qualificados, mesmo que você se sinta inseguro, com vergonha e sentimentos de culpa sobre a situação. A informação que o seu filho lhe passou irá ser útil. Caso o/a seu/sua filho/a consumir drogas, você não é o culpado ou a sua família. Caso você considere importante, marque uma reunião com os nossos profissionais, estamos disponíveis para informar e orientar, caso seja necessário.
Gostaríamos de acrescentar que qualquer pessoa (adolescente, adulto e idade sénior) pode ter um problema de dependência de drogas, lícitas e/ou ilícitas, e obviamente o tipo de abordagem será diferente.
Caso tenha duvidas ou questões sobre o nosso funcionamento ou tratamento para toxicodependentes, temos uma equipa à sua disposição de pessoal especializado.
A Recuperação à Distancia de um Clique! Não hesite, contacte-nos através do nosso formulário, do nosso nº Tel.: 212 693 950, nº Tlm.: 961 703 883 ou do email geral@cretatratamento.com.